Pensando no desenvolvimento territorial, o projeto busca realizar capacitação para mulheres e jovens de 10 cidades do alto sertão paraibano a fim de inclui-los no mercado de trabalho, bem como agregar valor a iniciativas produtivas já existentes ou implantando novos negócios que estejam alinhados aos princípios da economia solidária.

O projeto Território Criativo Rota do Sol: cultura e inclusão socioprodutiva tem como objetivo promover o desenvolvimento local sustentável de municípios do Alto Sertão Paraibano a partir do fortalecimento das artes populares como mecanismo de produção cultural e inclusão socioprodutiva de mulheres e jovens da região do alto sertão paraibano.
 

Ciclos do Projeto

Visando agregar valor às iniciativas produtivas locais, com base nas potencialidades demandadas no território de execução do projeto serão realizados 09 cursos e 02 oficinas tendo a economia criativa como principio de desenvolvimento das ações formativas. São eles: Designer gráfico, Video Maker, Empreendedorismo Sociocultural, Produção Cultural, Fotografia Digital, Corte e Costura em camisas personalizadas, Patchwok, Artesanato em Tecido e Feltro, Confecção de Sabonetes Artesanais e Oficina de Dança e Musica.

Realização de oficinas

1

Além dos cursos e oficinas realizadas, os participantes passarão por um percussor empreendedor no qual favorecerá o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras. Por meio de encontros formativos mensais, serão abordados temas alinhados as competências sócio emocionais e técnicas como pilares que fundamentem a prática profissional dos participantes.

Jornada empreendedora

2

Durante todo o ciclo de execução do projeto, os participantes serão monitorados sistematicamente, a fim de acompanhar os níveis de evolução destes dentro do processo formativo. Isto favorecerá a aplicação de uma avaliação contínua, nos quais os participantes melhores pontuados serão inseridos no banco de talentos, que potencializará a inserção destes no mercado de trabalho, bem como no fortalecimento e implantação de pequenos negócios.

Banco de Talentos

3

Produção de um catálogo virtual como forma de ampliar a comunicação dos negócios e dar visibilidade aos profissionais qualificados e empreendedores locais.

Catálogo Virtual

4

Realização de uma Feira de Negócios Criativos em cada cidade integrante ao projeto a fim de dar visibilidade aos profissionais qualificados, empreendedores locais, aos produtos e serviços oriundos do projeto nos quais serão comercializados junto a população local bem como público presente.

Feira de negócios criativos

5

Municípios participantes

Poço de José de Moura

Uiraúna

Cajazeiras

Triunfo

São Joao do Rio do Peixe

Santa Helena

Monte Horebe

São Jose de Piranhas

Bernardino Batista

Joca Claudino

Financiador

Público a ser Atendido

400

jovens e mulheres

10

municípios

Inscrições

Fotografia

Receba uma formação específica para impulsionar sua carreira de fotógrafa.

Empreendedorismo

Receba uma formação específica para impulsionar sua carreira empreendedora.

Videomaker

Receba uma formação específica para impulsionar sua carreira de videomaker.

Produção cultural

Receba uma formação específica para impulsionar sua carreira de produtora.

 
Melhores ongs -.jpg
SeloDoarARGB.png