A Associação Cultural Pisada do Sertão é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que atua na zona urbana e rural do município de Poço de José de Moura +

localização: Poço José de Moura - PB

telefone: (83) 9 9655-1114

SOBRE NÓS

PROJETOS

PARTICIPE

NÓS NA REDE

  • Facebook Pisada do Sertão
  • Google+ - Pisada do Sertão
  • YouTube - Pisada do Sertão
  • Instagram - Pisada do Sertão

ACOMPANHE

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2017 Associação Cultural  Pisada do Sertão      Desenvolvido por: União Global Brasil 

A força para realizar o maior evento cultural do sertão paraibano.

November 9, 2019

A Pisada do Sertão atua desde 2004 na área cultural no sertão da Paraíba e nos últimos anos idealizou a Rota do Sol como um projeto que busca promover o desenvolvimento cultural, social e econômico do sertão paraibano por meio da cultura. 

Reconhecendo o papel da cultura no desenvolvimento do território, a Pisada do Sertão dedicou seus esforços em olhar para a realidade dos municípios sertanejos, alinhando necessidades e potencialidades, oportunizando a exploração do patrimônio natural e da cultura como estratégia para o desenvolvimento local. Os atores sociais desses territórios foram sensibilizados a despertar suas vocações e potencialidades territoriais dentro do campo cultural. Iniciou um processo de articulação e mobilização dos diferentes segmentos da sociedade para colocar a ideia em prática.

Assim no ano de 2017 iniciou um trabalho em rede integrando municípios, iniciativa privada, grupos culturais e diferentes atores sociais dos pequenos municípios do alto sertão onde juntos tornaram realidade o maior evento cultural do sertão paraibano. 

A Rota do Sol é símbolo de um trabalho em rede que implica pensar a cooperação concreta entre agentes de naturezas distintas em prol do mesmo objetivo, compartilhando seus saberes, potencialidades e transformando ideias em ações coletivas e integradoras onde o investimento no capital humano é o eixo condutor de todo processo, favorecendo o desenvolvimento do capital social e impactando diretamente a realidade local. 

Através do reconhecimento e da valorização da identidade cultural do sertanejo, a Rota do Sol promove a disseminação de novos saberes por meio da diversidade cultural regional, nacional e internacional vivenciada durante dez dias do roteiro cultural e reforçada o ano inteiro no território. 

A Cultura tem como base de sua atuação o conceito de que a experiência artística amplia o território subjetivo de cada sujeito, aumentando sua capacidade de compreender, imaginar e agir no mundo. Promove e articula ações contínuas de longo prazo que aliam formação, criação e difusão das artes no sertão. Pensar no desenvolvimento territorial é buscar compreendê-lo como um processo de mudança social, capaz de produzir solidariedade e cidadania, e que possa conduzir de forma integrada e permanente a mudança qualitativa e a melhoria do bem-estar da população de uma localidade ou de uma região. 

Desta forma a Rota do Sol busca promover o trabalho em rede com foco no desenvolvimento territorial tendo a cultura como fonte de inspiração e aspiração, um resultado de uma ação coletiva intencional de caráter local, onde cada um é corresponsável pelas ações produzidas bem como as conquistas alcançadas, com autonomia e responsabilidade os articuladores locais envolvem a comunidade e despertam o desejo de um futuro melhor, tecendo novas redes, portanto uma ação associada, aglutinadora, ascendente, crescente, que enxerga em si o poder de mudança e transformação desse território. 

 

Por Ana Neiry Moura - Coordenadora da Rota do Sol

 

Participe da Rota do Sol 2019
22 de novembro a 01 de dezembro

Triunfo, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uirauna, Poço de Jose de Moura e Cajazeiras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload