top of page

Sertão paraibano tornando-se celeiro do empreendedorismo:

Atualizado: 3 de out. de 2022

A Pisada do Sertão inova nos projetos e desperta no povo sertanejo o desejo e a realização profissional por meio do empreendedorismo.


O Projeto Território Criativo Rota do Sol: cultura e inclusão socioprodutiva, desenvolvido pela Pisada do Sertão, tem como objetivo promover o desenvolvimento local sustentável de municípios do Alto Sertão Paraibano a partir do fortalecimento das artes populares como mecanismo de produção cultural e inclusão socioprodutiva de mulheres e jovens da região, ou seja, a meta é agregar valor a iniciativas produtivas já existentes e/ou implantar novos negócios que estejam alinhados aos princípios da economia solidária.

Infográfico - Projeto Território Criativo: Ciclo que jovens e mulheres percorrem, de mãos dadas com a Pisada do Sertão, para tornarem-se empreendedores. Para mais informações, acesse: https://www.pisadadosertao.org/en/territorio-criativo

Nesse negócio de cunho social se intenta circular economias locais, se busca transformar jovens e mulheres em artesãos/artesãs e em empreendedores/emprededoras com bastante autonomia.

Imbuída de uma enorme vontade de gerar impacto, a Pisada do Sertão desenvolve essa ação com o potencial de impactar a economia artesanal na Paraíba, seguindo algumas das seguintes finalidades: efetuar vendas de produtos e serviços, produzir feiras de exposições, rodadas de negócios, promover a integração entre pequenos empreendedores formais e informais de cada município parceiro, mostrar como o empreendedorismo é uma real possibilidade para melhoria de vida e desenvolvimento local, especialmente, quando une forças, ou seja, quando amplia sua rede com novas parcerias.


Portanto, para preservar e difundir o conhecimento e o potencial econômico das mãos, do alto sertão paraibano, que esculpem, tecem, perpetuam tradições e produzem histórias, a Pisada do Sertão já se juntou em parceria com dez municípios da região.


Fonte: Pisada do Sertão. Fonte: Pisada do Sertão.



Por fim, para o conhecimento de todos, é muito importante informar que já foram realizadas dez (10) feiras criativas nos territórios de: Santa Helena, Monte Horebe, São José de Piranhas, Triunfo, São João do Rio do Peixe, Uiraúna, Poço de José de Moura, Bernardino Batista, Joca Claudino e, recentemente, Cajazeiras. Nesse caminho de impulsionar negócios, transformar vidas, realizar sonhos, em média,160empreendedores participaram das exposições e/ou das feiras de negócios criativos, e, estão sendo cadastrados no catálogo virtual (www.territoriocriativopb.com.br) de negócios da Pisada do Sertão.

Link de acesso ao catálogo: www.territoriocriativopb.com.br


Mapa: Pisadas nas Feiras Criativas do Alto Sertão Paraibano

Conheça mais sobre as feiras em nosso canal: https://www.youtube.com/c/PisadadoSert%C3%A3o




25 visualizações
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Sem título-1.png
bottom of page