top of page

Pisada do Sertão e Instituto Solea ampliando as oportunidades no sertão paraibano, desenvolvendo as



Acreditamos que por meio do investimento no potencial humano podemos promover o desenvolvimento de um território, e assim contribuir com a melhoria da educação, criando oportunidades para a transformação de realidades de tantos sertanejos para romperem ciclos de escassez e construírem histórias de sucesso.


Para tanto, desde 2022 ampliamos as oportunidades para formação de multiplicadores da proposta de educação socioemocional da Pisada do Sertão. O projeto Motirõ, que tem o apoio do Instituto Solea, tem como objetivo desenvolver nos professores, estudantes e suas famílias, habilidades e competências socioemocionais, a fim de promover a formação socioemocional como mecanismo efetivo de construção de seus projetos de vida.


A parceria da Pisada do Sertão com o Instituto Solea tem contribuído com o fazer da organização através do fortalecimento das práticas educativas que buscam ampliar oportunidades de melhoria na qualificação de professores, nas relações familiares e comunitárias e na construção de competências socioemocionais nos estudantes. Alinhados à nossa missão e visão, a parceria representa uma oportunidade de unir propósitos, contribuindo com a oferta de uma educação integral e integrada, na perspectiva da redução da desigualdade social no sertão nordestino, de modo à desenvolver nas pessoas, valorizando sua identidade, seus saberes e seus fazeres para que sejam protagonistas de suas histórias.Pisada do Sertão e Instituto Solea, o início de uma parceria de sucesso, que está mudando a realidade de muitas famílias sertanejas.

Ana Neiry de Moura, Fundadora e CEO da Pisada do Sertão


O projeto está estruturado em 2 ciclos, o primeiro foi realizado no período de agosto a dezembro de 2022 nos municípios de Poço de José de Moura, Joca Claudino e Poço Dantas atendendo 5 escolas municipais. Foram formados 12 professores da rede pública de ensino e 06 profissionais da Assistência Social para atendimento às famílias. Vejamos os dados



Este ano de 2023 iniciamos o processo de execução do 2°ciclo do Projeto Motirõ, os municípios contemplados com o projeto serão: Uiraúna, Bernardino Batista e São José de Piranhas. As primeiras ações já foram realizadas e acreditamos que muitos resultados também virão.


Os profissionais que serão formados na metodologia Socioemocional já foram selecionados e você pode conferir o resultado da seleção por município.


Selecionados em Uiraúna-PB

EMEF Francisca Gomes da Silva

Profª Deisyanne de Lima Oliveira, 8° ano - Fundamental II

Profª Silmara Maria de Lira, 8° ano - Fundamental II

Educadora Social Dayanne Ellen Juvêncio da Silva

EMEIF Ananias Alves de Figueiredo

Ageu Sobreira de Andrade, 3° ano - Fundamental I

Francisca Maria de Souza, 2° ano - Fundamental I

Educadora Social Maria Mageledila Ferreira Fonseca


Selecionados em Bernardino Batista-PB

Selecionados em São José de Piranhas-PB

O nosso sonho para o desenvolvimento do nosso território sertanejo, é que tenhamos igualdade e oportunidades de aprendizagens, pois mesmo estando atuando em um território desacreditado, esquecido e muitas vezes discriminado, continuamos acreditando em um mundo melhor, que podemos romper o ciclo da exclusão social e através da educação e da cultura poderemos alcançar o futuro promissor.


43 visualizações

Comentários


  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Sem título-1.png
bottom of page