
Acreditamos que por meio do investimento no potencial humano podemos promover o desenvolvimento de um território, e assim contribuir com a melhoria da educação, criando oportunidades para a transformação de realidades de tantos sertanejos para romperem ciclos de escassez e construírem histórias de sucesso.
Para tanto, desde 2022 ampliamos as oportunidades para formação de multiplicadores da proposta de educação socioemocional da Pisada do Sertão. O projeto Motirõ, que tem o apoio do Instituto Solea, tem como objetivo desenvolver nos professores, estudantes e suas famílias, habilidades e competências socioemocionais, a fim de promover a formação socioemocional como mecanismo efetivo de construção de seus projetos de vida.
A parceria da Pisada do Sertão com o Instituto Solea tem contribuído com o fazer da organização através do fortalecimento das práticas educativas que buscam ampliar oportunidades de melhoria na qualificação de professores, nas relações familiares e comunitárias e na construção de competências socioemocionais nos estudantes. Alinhados à nossa missão e visão, a parceria representa uma oportunidade de unir propósitos, contribuindo com a oferta de uma educação integral e integrada, na perspectiva da redução da desigualdade social no sertão nordestino, de modo à desenvolver nas pessoas, valorizando sua identidade, seus saberes e seus fazeres para que sejam protagonistas de suas histórias.Pisada do Sertão e Instituto Solea, o início de uma parceria de sucesso, que está mudando a realidade de muitas famílias sertanejas.
Ana Neiry de Moura, Fundadora e CEO da Pisada do Sertão
O projeto está estruturado em 2 ciclos, o primeiro foi realizado no período de agosto a dezembro de 2022 nos municípios de Poço de José de Moura, Joca Claudino e Poço Dantas atendendo 5 escolas municipais. Foram formados 12 professores da rede pública de ensino e 06 profissionais da Assistência Social para atendimento às famílias. Vejamos os dados

Este ano de 2023 iniciamos o processo de execução do 2°ciclo do Projeto Motirõ, os municípios contemplados com o projeto serão: Uiraúna, Bernardino Batista e São José de Piranhas. As primeiras ações já foram realizadas e acreditamos que muitos resultados também virão.
Os profissionais que serão formados na metodologia Socioemocional já foram selecionados e você pode conferir o resultado da seleção por município.
Selecionados em Uiraúna-PB
EMEF Francisca Gomes da Silva
Profª Deisyanne de Lima Oliveira, 8° ano - Fundamental II
Profª Silmara Maria de Lira, 8° ano - Fundamental II
Educadora Social Dayanne Ellen Juvêncio da Silva
EMEIF Ananias Alves de Figueiredo
Ageu Sobreira de Andrade, 3° ano - Fundamental I
Francisca Maria de Souza, 2° ano - Fundamental I
Educadora Social Maria Mageledila Ferreira Fonseca
Selecionados em Bernardino Batista-PB
Selecionados em São José de Piranhas-PB
O nosso sonho para o desenvolvimento do nosso território sertanejo, é que tenhamos igualdade e oportunidades de aprendizagens, pois mesmo estando atuando em um território desacreditado, esquecido e muitas vezes discriminado, continuamos acreditando em um mundo melhor, que podemos romper o ciclo da exclusão social e através da educação e da cultura poderemos alcançar o futuro promissor.
コメント