top of page

Entenda a importância da música no desenvolvimento integral do SER.

Podemos afirmar que a desde os primórdios a música está inserida na vida da humanidade, na qual muitos estudos comprovam a importância dessa cultura para as atividades cerebrais e psicomotoras.

Muitas pesquisas provam que crianças que estudam música desde a infância, apresentam comportamentos positivos em relação a evolução cerebral, os estudos a firmam que a música melhora fatores importantes na nossa vida como concentração, coordenação motoras eficaz, melhoram também o raciocínio, disciplina e habilidades com a memória, pode-se afirmar também que o fazer musical é uma das poucas atividades que utiliza os dois lados do cérebro.



Debora Bardoni afirma que a música pode fortalecer áreas importantes nos primeiros anos de vida, quando a neuroplasticidade (capacidade do cérebro de modificar sua estrutura e função através de experiências anteriores) é maior, mas é preciso salientar que a plasticidade continua na fase adulta. Nunca é tarde para praticar música.


Ao aprender a tocar um instrumento musical por exemplo, estamos praticando e exercitando nossas habilidades mentais, aprimorando nossa capacidade de ouvir e desenvolvendo o controle motor, o que ajudará na firmeza de equilíbrio e na mobilidade. Ou seja, desenvolvendo essa nova habilidade, programaremos nosso cérebro para envelhecer em melhores condições.


Enfim concluímos que a música está acessível a todos, não importa a idade ou razão social. Aprender a tocar um instrumento musical contribui muito para a nossa vida sendo ela uma porta para novos horizontes que nos instiga a querer buscar cada vez mais a ser melhor, além de conhecer outras culturas, então, quanto antes começar, melhor.


Texto por: Diorgenes Claudino

Educador de Música



Siga nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube e fique por dentro das nossas ações!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Sem título-1.png
bottom of page