Desenvolvimento Territorial e Projeto Território Criativo Rota do Sol


Como diz o grande Paulo Freire “... educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Nesta perspectiva a Pisada do Sertão almejando a transformação da realidade sertaneja a partir do desenvolvimento territorial, iniciou a execução do projeto Território Criativo Rota do Sol que tem o apoio da Fundação Banco do Brasil, o projeto busca realizar capacitação para mulheres e jovens de 10 cidades do sertão paraibano a fim de inclui-los no mercado de trabalho.

No dia 21 de abril de 2021 foi lançado o projeto Território Criativo, que teve participação de grandes nomes como Luciana Balbino, empreendedora social, Regina Amorim, Gestora de Economia Criativa do Sebrae e Lídia Moura, secretária do estado da mulher e da diversidade humana, a fim de incentivar e despertar em mais pessoas o potencial que a economia criativa possui.

A proposta do projeto veio da análise dos problemas, dos desafios e adversidades vividas pelas pessoas que vivem nessa região, como a falta de acesso da comunidade a ações que propiciem conhecimento, informação e valorização cultural, e isso vem gerando uma sociedade fragilizada, passiva e omissa, na qual facilmente se deixa monopolizar pela cultura de massa que degreda a cada dia os valores da terra e região.

Os critérios para escolha do público atendido se relacionam com o alto índice de desemprego que cresce nessas classes, principalmente nos últimos três anos, bem como a ausência de projetos e programas de inclusão do jovem e da mulher em quaisquer setores de desenvolvimento.

O projeto ofertará 09 cursos e 02 oficinas que estão alinhadas as necessidades e potencialidades do território. São elas:


Curso de Empreendedorismo Sociocultural; Curso de Produção Cultural;

Curso de Corte, Costura e Camisas Personalizadas; Curso de Patchwork;

Curso de Artesanato em Tecido e Feltro; Curso de Designer Gráfico;

Curso de Confecção de Sabonetes Artesanais; Curso de Fotografia;

Oficina de Música e Dança. Curso de Videomaker;


Após o evento de lançamento do projeto, foram abertas as inscrições dos primeiros cursos de Produção Cultural, Empreendedorismo Sociocultural, Designer Gráfico e de Fotografia, que estarão iniciando as atividades na modalidade virtual em virtude da pandemia do covid-19.

Confira a lista de participantes inscritos clicando AQUI!

Você não se inscreveu? Calma, em breve abriremos mais inscrições para os outros cursos, por enquanto, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo que vai rolar neste ano de 2021 no SERTÃO PARAIBANO.

É dessa forma que estamos construindo hoje um futuro desejado!


Apoio:


37 visualizações
Melhores ongs -.jpg
Selo Voa_PNG.png
SeloDoarARGB.png