Conheça nosso e-book: brincadeiras na quarentena

Atualizado: Jul 14



Ficar em casa durante a quarentena pode parecer entediante para crianças, adolescentes, jovens e seus pais, mais esse tédio também pode ser reflexo de uma “cultura” adotada por muitas famílias ainda que de forma inconsciente. Sabe por quê? Porque muitas vezes, as famílias não se reuniam para uma boa conversa, para uma refeição onde todos se sentam à mesa, ou uma atividade a ser realizada de forma coletiva entre a família, devido a jornadas demasiadas de trabalho que fez com que atividades como essas, se tornassem raras no seio familiar.


Pode até parecer exagero, mais pesquisas apontam que quanto mais a sociedade se moderniza, mais os valores familiares vão se perdendo. Isso devido à diversos fatores entre eles a internet. Nesse contexto de distanciamento social, o cumprimento da quarentena pode oportunizar o fortalecimento dos vínculos familiares. E umas das melhores estratégias para o fortalecimento desses vínculos são as atividades a serem realizadas entre a família.


Foi na perspectiva de fortalecimento de vínculos que a Associação Cultural Pisada do Sertão apresenta um e-book elaborado para a família. Nele você vai encontrar atividades educativas para ser realizado junto com a família de forma lúdica, divertida e que traz muito aprendizado. Quer saber mais sobre nosso e-book? Então, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre nossa proposta. Continue a leitura!


Por que pensar em atividades educativas durante a quarentena?

O fato de não ter que ir na escola, não poder brincar com os amigos, não ir na casa de um parente, na igreja, na praça e em locais onde costumava-se frequentar regularmente antes da pandemia, causa um certo desconforto na rotina familiar. Para que ficar em casa seja algo agradável, é preciso ser criativo e reorganizar a rotina de todos os membros da família. A proposta de realizar atividades educativas, além de construir conhecimentos em família através da troca e do compartilhamento de saberes, contribui com a construção de uma cultura familiar voltada para o diálogo, empatia e respeito de forma a abrir espaços para a projeção e para compartilhamento de sonhos.

Por que brincar em família é tão importante?

O brincar é umas das atividades mais importantes para o crescimento da criança. É um momento mágico, que de forma coletiva, promove a descoberta de sensações e emoções, onde as ações e reações, são compreendidas como algo divertido. Quando as sensações são compartilhadas em família, é possível perceber a conexão e a relação que se estabelece a partir das experiências. A interação entre pais, filhos, irmãos, tios, avós, padrasto ou madrasta favorece um melhor relacionamento, sendo este um processo importante para o desenvolvimento social e emocional.


Pesquisas apontam que as que famílias que brincam juntas são famílias mais unidas, mais comunicativas e mais felizes. Crianças, adolescentes e jovens que se comunicam mais com os pais, que sorriem juntos uns com os outros, sentem-se mais seguros e apoiados, valorizam o tempo com qualidade junto a família e são por isso mais realizados e felizes. E com isso, os pais aprendem mais sobre os filhos, o que pensam, o que sentem, o que desejam, e essas sensações ficam na memória, como uma lembrança boa, cheia de saudade que fortalece e dá sentido à essência do que venha a ser a família.

E aí, está animado (a) para realizar as atividades e proporcionar momentos de muita troca, diversão e aprendizagem com sua família?


Então baixa o e-book e compartilha com a gente como foi a experiência.



Não esqueça de curtir nossa página no Facebook e Instagram.

Quer contribuir para o nosso trabalho? Faça uma doação.

0 visualização

Quem somos

A Pisada do Sertão atua desde 2004 no sertão paraibano atendendo crianças, adolescentes e jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, com a missão de promover seu desenvolvimento integral por meio da cultura nordestina contribuindo para a transformação social do território sertanejo.

Contato

Telefone: (83) 99837-9891

CNPJ: 08.842.657/0001-08
Representante legal:  Alicia Chagas dos Santos
Endereço: Poço de José de Moura, Sertão da Paraíba, CEP 58908-000

Apoio

Links importantes

Desenvolvido por vvv. make the web simple