Como fazer ritmo com o corpo


Você sabia que nosso corpo pode emitir diferentes sons?

Através dos sons que emitimos também podemos identificar e criar ritmos através de movimentos. Na atividade do educador de música, ele nos ensina a criar ritmos de forma bem dinâmica, de forma a trabalhar a coordenação motora, criatividade, concentração e agilidade por meio de uma sequencia de movimentos. A atividade é indicada para crianças entre 7 à 10 anos, com um nível de dificuldade baixo, mas que desperta e contribui com o desenvolvimento de habilidades psicomotoras utilizando as mãos e alguns materiais.

O nosso corpo como um instrumento musical

A Percussão Corporal é a arte de produzir sons, utilizando o próprio corpo como um instrumento musical. É uma modalidade que une a atividade física, arte, dança e musicalidade ao mesmo tempo.

É importante destacar aqui, que essa prática de utilizar o corpo como instrumento musical era realizada nos antigos rituais dos índios e xamãs, pois antes mesmo de desenvolver seus tambores e instrumentos musicais eles já batucavam em seu próprio corpo, produzindo ideias musicais.

Assim, assobiar, estalar os dedos, sapatear, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em movimento, e você já tinha observado isso? Depois de ler esse blog você vai ficar atendo mais aos sons emitidos pelo seu corpo.

O ritmo com as mãos

Todos nós emitimos sons com as mãos a maioria do tempo, pois estalamos os dedos, aplaudimos ou batemos em algum objeto. Algumas pessoas tem até mania de bater em mesas e criar diferentes ritmos. Essa forma natural de criar ritmos pode ser vista uma nova perspectiva: fazer música.

E a música é a arte de manifestar os diversos afetos da nossa alma através do som, ela é a arte do som.

A música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento. Assim, ao criar ritmo com as mãos, estamos fazendo música, penetrando diretamente em nossos centros nervosos que ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes.

Vamos aprender a fazer ritmo com o corpo através das mãos?


Então acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=scztZon04Xw

Não esqueçam de curtir nossa página Facebook e Instagram.

Quer contribuir para o nosso trabalho? Faça uma doação.

0 visualização

Quem somos

A Pisada do Sertão atua desde 2004 no sertão paraibano atendendo crianças, adolescentes e jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, com a missão de promover seu desenvolvimento integral por meio da cultura nordestina contribuindo para a transformação social do território sertanejo.

Contato

Telefone: (83) 99837-9891

CNPJ: 08.842.657/0001-08
Representante legal:  Alicia Chagas dos Santos
Endereço: Poço de José de Moura, Sertão da Paraíba, CEP 58908-000

Apoio

Links importantes

Desenvolvido por vvv. make the web simple