top of page

Aprenda em 5 dicas como abrir seu negócio!

Pensando em tornar o Sertão Nordestino um lugar de oportunidade para todos, a Pisada do Sertão vem desenvolvendo ações e projetos que despertam nos participantes o melhor que há em si. Um desses projetos é o Território Criativo Rota do Sol, que oferta cursos profissionalizantes para mulheres e jovens com foco na inserção desses no mercado de trabalho.

Por isso, é falando em oportunidade de emprego, negócios e empreendedorismo que você aprenderá agora como abrir seu negócio.


5 DICAS DE COMO ABRIR O SEU NEGÓCIO

Já conheci muita gente que, na hora de abrir um negócio próprio, sentiu aquele frio na barriga e pensou em desistir. Desses conhecidos, alguns pararam nas primeiras dificuldades e sequer começaram uma empresa, enquanto outros foram buscar conhecimento e seguiram em frente na jornada do empreendedorismo.

1. Tenha características de um empreendedor

Antes de qualquer coisa, tenho que dizer que o medo é um sentimento natural de todos nós, principalmente quando estamos diante de algo desconhecido. Ainda assim, os empreendedores de sucesso têm como característica a iniciativa de se lançarem em busca de oportunidades.

Foco, disciplina, motivação, resiliência, desejo de inovar, aperfeiçoamento constante, entre outros aspectos, também são características de quem tem o empreendedorismo como missão de vida.

2. Estude antes de abrir um negócio próprio

Olha, o medo de abrir um negócio próprio muitas vezes está ligado à insegurança ou aos riscos dessa jornada. Porém, saiba que esses fatores podem ser minimizados com o conhecimento de causa.

Na hora de começar um empreendimento, muita gente sente medo por ainda não ter alguns conhecimentos sobre gestão empresarial. Assim, surge o receio de quebrar a empresa.

Não podemos negar que as estatísticas de mortalidade de negócios no primeiro ano de vida são altas, porém, com conhecimento, é possível evitar que isso ocorra.

Portanto, procure aprender bastante sobre gestão, sobre o seu nicho de mercado, sobre o seu potencial cliente, etc. Isso diminuirá bastante os riscos de seu negócio dar errado. Pode confiar em mim, o estudo e o conhecimento são fatores-chave para o sucesso de um empreendedor.

3. Faça um bom planejamento

Antes de abrir a sua empresa, faça um criterioso plano de negócios. Esse plano será o seu mapa. Procure estudar a demanda pelo seu produto ou serviço na região onde pretende atuar e avalie como está a concorrência nesse local. Liste também os diferenciais competitivos que você pode oferecer ao público.

Fazer uma pesquisa de mercado poderá lhe dar embasamento para decidir se deve abrir a empresa ou, então, mudar algum aspecto da sua proposta inicial. Se possível, busque ajuda especializada para montar o plano de negócios, a fim de ter estimativas do tempo necessário para começar a lucrar, por exemplo.

4. Tenha capital suficiente

Preciso confessar que já vi muitas empresas quebrarem por falta de recursos financeiros. Lembra do planejamento? Pois então! Ele é essencial para que você saiba quanto será preciso para abrir o próprio negócio e para mantê-lo no decorrer do tempo.

Muita gente até tem o dinheiro para a abertura da empresa, mas se esquece do valor necessário para o capital de giro, ou seja, para as despesas do dia a dia. Em alguns casos, é possível avaliar algumas linhas de financiamento para empresas. Ainda assim, confira as taxas de juros e as condições de pagamento antes de contratá-las.

5. Encontre um local adequado

Se o seu negócio exige a locação de um ponto comercial, você precisa levar em consideração a localização do estabelecimento. Verifique se existem locais para estacionamento, se os espaços disponíveis contam com um acesso fácil e rápido, qual é o fluxo de pessoas etc. Dessa forma, você já consegue ter uma noção mais exata sobre qual é o lugar mais adequado para montar o seu negócio.

Uma dica interessante que eu posso oferecer a você é procurar ruas populares e mais frequentadas pelo seu público-alvo. No entanto, é muito importante levar em conta se, na região escolhida, existem outros estabelecimentos do mesmo segmento que o seu, isto é, concorrentes.

Com essas dicas de como abrir um negócio ficou muito mais fácil tirar seus planos do papel, não é mesmo? Sendo assim, não deixe de investir no seu sonho! Siga todo esse passo a passo e aumente suas chances de sucesso.


Texto por: Alinne Amunielle

Gestora do Eixo de Desenvolvimento Territorial da Pisada do Sertão


Siga nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube e fique por dentro das nossas ações!

18 visualizações

Comentarios


  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Sem título-1.png
bottom of page