A Pisada do Sertão atua desde 2004 na área cultural no sertão da Paraíba e nos últimos anos idealizou a Rota do Sol como um projeto que busca promover o desenvolvimento cultural, social e econômico do sertão paraibano por meio da cultura.
Reconhecendo o papel da cultura no desenvolvimento do território, a Pisada do Sertão dedicou seus esforços em olhar para a realidade dos municípios sertanejos, alinhando necessidades e potencialidades, oportunizando a exploração do patrimônio natural e da cultura como estratégia para o desenvolvimento local. Os atores sociais desses territórios foram sensibilizados a despertar suas vocações e potencialidades territoriais dentro do campo cultural. Iniciou um processo de articulação e mobilização dos diferentes segmentos da sociedade para colocar a ideia em prática.
Assim no ano de 2017 iniciou um trabalho em rede integrando municípios, iniciativa privada, grupos culturais e diferentes atores sociais dos pequenos municípios do alto sertão onde juntos tornaram realidade o maior evento cultural do sertão paraibano.
A Rota do Sol é símbolo de um trabalho em rede que implica pensar a cooperação concreta entre agentes de naturezas distintas em prol do mesmo objetivo, compartilhando seus saberes, potencialidades e transformando ideias em ações coletivas e integradoras onde o investimento no capital humano é o eixo condutor de todo processo, favorecendo o desenvolvimento do capital social e impactando diretamente a realidade local.
Através do reconhecimento e da valorização da identidade cultural do sertanejo, a Rota do Sol promove a disseminação de novos saberes por meio da diversidade cultural regional, nacional e internacional vivenciada durante dez dias do roteiro cultural e reforçada o ano inteiro no território.
A Cultura tem como base de sua atuação o conceito de que a experiência artística amplia o território subjetivo de cada sujeito, aumentando sua capacidade de compreender, imaginar e agir no mundo. Promove e articula ações contínuas de longo prazo que aliam formação, criação e difusão das artes no sertão. Pensar no desenvolvimento territorial é buscar compreendê-lo como um processo de mudança social, capaz de produzir solidariedade e cidadania, e que possa conduzir de forma integrada e permanente a mudança qualitativa e a melhoria do bem-estar da população de uma localidade ou de uma região.
Desta forma a Rota do Sol busca promover o trabalho em rede com foco no desenvolvimento territorial tendo a cultura como fonte de inspiração e aspiração, um resultado de uma ação coletiva intencional de caráter local, onde cada um é corresponsável pelas ações produzidas bem como as conquistas alcançadas, com autonomia e responsabilidade os articuladores locais envolvem a comunidade e despertam o desejo de um futuro melhor, tecendo novas redes, portanto uma ação associada, aglutinadora, ascendente, crescente, que enxerga em si o poder de mudança e transformação desse território.
Por Ana Neiry Moura - Coordenadora da Rota do Sol
Participe da Rota do Sol 2019 22 de novembro a 01 de dezembro
Triunfo, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uirauna, Poço de Jose de Moura e Cajazeiras